O blog que promete debates sérios e interessantes! Um blog que quer colocar questões que levantem mais questões! Promete... mas da certa que deve ficar pelos posts fáceis de gajas nuas!

Friday, July 14, 2006

...ultima de Julho, primeira de Agosto...

Tinha pouco mais de metade a minha idade actual quando passei o meu primeiro verão com amigos no Algarve.
Já passei férias em todo o lado e mais algum mas há sempre o lugar comum, aquele de sempre, aquele onde podemos ir sozinhos porque conhecemos sempre alguém.
Esse meu "spot" é ali para os lados da Quarteira...
Tenho conhecido sitios lindos, paradisiacos e tou a falar de Portugal. Não é preciso ir-se para a Nova Zelandia! No entanto tenho que admitir que sinto falta das pessoas, dos conhecidos, das conversas bem "tonificadas" pelo 3º gin.
Ao longo dos anos tem vindo a diminuir progressivamente os dias que dedico a esse tipo de férias tão intensas socialmente, mas a verdade é que gosto e quero sempre repetir. Já gostei mais, mas também não vou cair no ridiculo daqueles que estão sempre a dizer mal.
Das pessoas que estão sempre a dizer mal destaco dois grupos:
-os socialmente falhados 1, aqueles que não conhecem ninguém por isso ficam a nora em locais onde se vai para ver e ser visto, e quem não conhece ninguém nesses locais é transparente.
-os socialmente falhados 2, aqueles que conhecem pessoas e até se divertem e continuam a ir, só que preferiam estar noutros lados mas não têm o poder social de deslocar os outros para os locais onde gostam mais de ir.
A verdade é que uma das minhas praias preferidas esta lá, quando fazia férias em familia ia para lá, comecei a fazer férias com os meus amigos lá, sempre me diverti lá... Acho de mau gosto estar-se sempre a cuspir no prato em que se come, mas a verdade é que hoje em dia é ser altamente NOT FASHION ir para onde tenho tantas e tão boas recordações.
Mas eu não quero estar NOT FASHION!
Não há fumo sem fogo e eu tenho que reconhecer que os comentários têm algum fundamento e a verdade é que aquela zona se tornou numa grande Quarteira. Mesmo assim o dilema presiste porque não conheço alternativa e porque é para lá que vocês continuam a ir, não é?

13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"os socialmente falhados 1, aqueles que não conhecem ninguém por isso ficam a nora em locais onde se vai para ver e ser visto, e quem não conhece ninguém nesses locais é transparente.
-os socialmente falhados 2, aqueles que conhecem pessoas e até se divertem e continuam a ir, só que preferiam estar noutros lados mas não têm o poder social de deslocar os outros para os locais onde gostam mais de ir."

Numa palavra? Que REDUTOR...

E tu? O que és socialmente?

6:58 PM

 
Anonymous Anonymous said...

"mas da certa que deve ficar pelos posts fáceis de gajas nuas!"

E o que é que isto quer dizer? A semântica está totalmente imperceptível...

7:01 PM

 
Blogger vanshico said...

eu socialmente sou diferente. mas atenção. não é ter a mania que sou diferente ou fazer por ser diferente. eu sou mesmo diferente.
tenho um estilo e filosofia que tem a ver com aquilo que eu acho ser do que mais falta hoje em dia: verdade.
profissionalmente sou um falhado e socialmente um desajustado, mesmo assim tenho muito orgulho no meu trabalho e nas minhas amizades.
sou um camaleão na adaptação a ambientes, mas consistente em valores e principios e com a humildade de querer aprender e ser melhor cada dia que passa.
sou um estudioso de caracteres e personalidades.
adoro conhecer pessoas e interpreta-las.
adoro falar de mim
obrigado por perguntares

12:13 PM

 
Blogger Benny said...

Como se fosses uma criança de 4 anos...

"mas da certa que deve ficar pelos posts fáceis de gajas nuas!" era uma piada!

12:43 PM

 
Blogger vanshico said...

Ah, é verdade. Para quem utiliza a expressão "a semântica está totalmente imperceptível..." devias ser um bocado menos burrinho ou burrinha. É que podes correr o risco de parecer aqueles jogadores da bola que são uns cepos mas gostam de usar palavras "caras".
REDUTOR???? EU?????
Só uma grande besta para dizer uma bestialidade dessas!
Eu disse:
"Das pessoas que estão sempre a dizer mal destaco dois grupos:"
Eu só me referi apenas às pessoas que dizem mal e mesmo dessas DESTAQUEI dois grupos, não disse que eram os unicos e falei na primeira pessoa! Eu VANSHICO destaquei esses grupos porque achei interessante faze-lo, falo especificamente sobe o que quero e me apetece porque é o meu blog e se nao gostas não leias.
Como já percebi que estou a responder a alguém limitado vou-me repetir em explicações.
No universo das pessoas que vão para aquilo a que eu chamo "a grande quarteira" eu primeiro resolvi falar das que dizem mal, ou seja, um grupo muito mais pequeno dentro desse grande grupo.
Dentro desse grupo mais pequeno que são as pessoas que dizem mal, resolvi falar sobre outros dois grupos que têm obviamente que ser substancialmente mais pequenos que se inserem dentro desse grupo já por si pequeno.
Quando digo que têm de ser substancialmente mais pequenos é porque eu apresento grupos que não se intercepcionam ou seja, se perteces a um não podes pertencer a outro (se dizes mal não dizes bem, se conheces pessoas não és transparente...), logo, a soma de todos esses grupinhos é o universo do sub grupo dos que dizem mal.
Percebeste?

1:49 PM

 
Blogger Francis said...

Parece que SeaSoul ficou sem resposta. Logo agora que isto estava a aquecer..

Bom, o teu primeiro comentário Vanshico, boa! um abraço

8:53 PM

 
Anonymous Anonymous said...

"SeaSoul ficou sem resposta" Mas... haverá alguma coisa a comentar? Quer dizer, ele disse tudo, e acabou por provar o meu ponto de vista!Haverá MESMO necessidade "francis"?! É que eu, socialmente, sou demais para responder a provocações!

"Bom, o teu primeiro comentário Vanshico, boa! um abraço", subscrevo e acrescento "mas devias ter ficado por aí!"

1:15 PM

 
Blogger vanshico said...

"mas devias ter fiado por aí?", temos um pidesco entre nós que censura as minhas palavras.
já te disse e volto a repetir porque alem de burro deves ser mouco: o blog é meu! eu escrevo o que eu quiser e quando eu quiser.
Eu assino aquilo que escrevo, existo e tou identificado, quem quiser sabe quem eu sou. Até o meu numero de telefone e e-mail estão no meu profile para quem quiser.
No meu blog digo aquilo que eu quero e me apetece.
O que eu devo ou não fazer não tem nada a ver contigo e nem tu nem ninguém manda na minha vida porque eu sou livre.
Eu não te provoquei, simplesmente disse aquilo que achava e devidamente argumentado, ao contrário de ti que no teu primeiro comment limitaste a copiar fases minhas do post e depois fazer um juizo muito negativo sem qualquer fundamento ou explicação. Critias por criticar sem argumentar, isso a mim só demonstra a tua mesquinhez.

Desafio-te:
-porquê redutor?
-devia-me ter ficado por aí porquê?

Explica-me os porquês, argumenta, fundamenta.
Será que és capaz?...

Acho que não! Pois não!

É muito mais facil ser o cobarde que que lança a farpa e se esconde atrás do arbusto.

A tua atitude ainda é pior que a de um terrorista porque tu lanças uma pretença bomba em nome de nada e sem motivação ou fundamento algum.

Que pessoa tão pequenina...

12:43 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Caro Vanshico:
Não sei que idade tens mas a julgar pelos teus incontornáveis devaneios diria que 16/17, e tendo isto em conta vou tentar, mais uma vez, fazer-me entender:
A razão pela qual continuo a voltar, é porque GOSTO das polémicas que voçês tanto apregoam... Quanto a maneira como lidam com críticas, construtivas ou não, é para mim, mais discutível. Não deviam (repara como não digo: Não podem) esperar ter um blog polémico e não gerar opiniões controversas, não é lógico nem resulta! Ora, o facto de me dizeres “o blog é meu! eu escrevo o que eu quiser e quando eu quiser.” É infantil e não me faz muito sentido.
Quando disse que “devias ter ficado por aí”, refiro-me ao segundo comment que fizeste, que para mim foi totalmente... disparatado! Percebi o primeiro,que me veio numa prespectiva educada, lúcida e até, mais explicativa, o segundo... acho que não carece de explicação, verdade?
Não me provocaste, nem me senti provocado. Apenas li, cheguei a algumas conclusões e exactamente por eu também ser livre de dizer o que sinto e penso, deixei devidamente expressa a minha indignação ao estilo de “no comments”, mas eu explico porque me pareces ofendido e pouco iluminado neste sentido:
1. “Quem não conhece ninguém nesses locais é transparente”... o que dizer? É redutor!!! (redutor – adj. e s.m., que ou que reduz) E para além disso parece-me ressabiamentos de quem fez tudo por sentimentos de pertença e, mesmo assim, não conseguiu. Quer dizer, se eu não conhecer ninguém numa festa em Vilamoura, sou transparente?
2. “não têm o poder social de deslocar os outros para os locais onde gostam mais de ir”, quer dizer que se eu não tiver dinheiro para me deslocar a outro sitio, e vilamoura não ter sido uma opção de vontade mas antes monetária, sou socialmente falhado? É que não me faz sentido...
Não vou alinhar em esquemas de bate-boca provocatórios. Não é da minha natureza e não sou “socialmente falhado” ao ponto de precisar disto para espevitar o meu dia-a-dia. Já vi que me enganei quando à índole deste blog. Achei sinceramente, que gostavam de ouvir a opinião dos outros ainda que, por vezes, contrária à vossa, enganei-me. Fui ver o vosso historial e já vi que não é a primeira vez que este tipo de agressões verbais acontecem (veja-se, caso Sec.XVI – Não! Não sou eu) assim sendo, finalmente percebi que os leitores deste blog devem ser exclusivamente (e na vossa óptica) amorfos a opiniões adversas.
Peço desculpa pelas intervenções anteriores que fiz e espero que num futuro não precise de me justificar a provocações infantis.

Um abraço,
Miguel Peres
(já sei que para ti é fundamental uma assinatura)

Ps. “É que podes correr o risco de parecer aqueles jogadores da bola que são uns cepos mas gostam de usar palavras "caras"." antes de teceres comentários deste género, devias procurar reler os teus textos. (Não resisti a uma última opinião, desculpem)

3:27 PM

 
Blogger Benny said...

Miguel,

A mim parece-me que ser-se “redutor” é o pecado inevitável de quem quer generalizar. Não querendo tomar partidos na discussão, e querendo apenas focar-me no argumento inicial, parece-me que foi isso que ocorreu no post do vanshico. Veja-se, por exemplo, o que parece estar a ocorrer quando opinas sobre os “criadores” deste blog e a sua reacção a criticas, falando exclusivamente no plural.

Já agora, eu discordo da opinião inicial do vanshico. Mas isso também nesta altura, já não interessa...

4:09 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Benny,

"Como se fosses uma criança de 4 anos...", acho que o único sentido que tiro desta frase é que é... irónica? não? E para quê fazer uso desta figura de estilo se o que querias, de facto, era explicar-me que era uma piada? Parece-me que procuraste um sentido prejorativo na tentiva de agressão incentivada por uma crítica, mas posso estar enganado, admito isso! Se calhar achaste que eu tinha mesmo 4 anos, e que não percebi nada devido a minha tenra idade, obrigada por teres sido tão elucidativo. No entanto queria que soubesses que a expressão “mas da certa” não existe na lingua portuguesa...Nem no português coloquial! Daí não perceber o seu sentido e ser só isso que, realmente, quis chamar a atenção, desculpa se isto te pareceu uma crítica negativa mas no limite, seria o contrário disso.
Ironias à parte, porque REALMENTE não sou assim: Quero dar-te razão Benny, acho que generalizar não é o caminho e também eu fui alvo da minha própria crítica. Agrada-me saber que te preocupas em manter a integridade do blog, que de resto foi sempre defendida como pilar do mesmo: “O BLOG QUE PROMETE DEBATES SÉRIOS E INTERESSANTES”. Assim, aos restantes membros “criadores” do blog, peço desculpa! Motivado por uma profunda indignação pelo que li, acabei por fazer uma coisa que eu próprio crítico.
Um ultimo conselho que gostava de vos deixar, seria: procurem não incentivar nem ironizar discussões que originem devaneios impróprios, arriscam-se a parecer facciosos e partidários.
Mais uma vez, Benny... obrigado pela vontade de esclarecer que nem todos os membros do blog são adversos a críticas. De facto, para mim, marcaste uma diferença!

Um abraço,
Miguel Peres

5:14 PM

 
Blogger vanshico said...

seasoul:
"mas da certa" pode nao existir na lingua portuguesa mas existe na mesma lingua onde existe "prejorativo" com a diferença que "mas da certa" é um erro deliberado e "prejorativo" é um erro de ignorância.

o primeiro comment foi uma resposta a uma pergunta que me fizeste, o segundo comment foi um comentario à tua "critica" de redutor

bem me parecia que eras burrinho, mas eu vou explicar mais uma vez.
Aqui vai...
Eu estava só a falar das pessoas que dizem mal de "quarteira" e no entanto continuam a ir para lá, e dentro desse grupo falei de subgrupos.
Perguntas-me: "Quer dizer, se eu não conhecer ninguém numa festa em Vilamoura, sou transparente?"
Para te responder a essa pergunta preciso de saber se és daqueles qie diz mal de vilamoura e continua a ir. Se não fores desses então a tua pergunta não faz sentido porque era exclusivamente a esse grupo que me referi. Se és das pessoas que dizem mal de vilamoura e continua a ir, então acho que a melhor resposta para o tipo de pessoa que és é o teu comportamento.

quanto ao poder social a que me referia era por exemplo:
-os teus amigos vao todos para vilamoura, mas tu gostavas mais de ir para cacilhas porque estiveste lá o verão passado e achaste que era o local ideal para passares ferias com eles, no entanto não consegues convencer os a ir para cacilhas e como sabes que não tens capacidade de te divertires sozinho e precisas deles para isso, acabas por ir para vilamoura que até gostas, mas não é a tua prioridade, mas percebes que socialmente és um falhado porque não te consegues afirmar.

9:31 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Qué frô?

8:06 PM

 

Post a Comment

<< Home