Crédito vs Poupança
Cada vez mais nas nossas vidas recorremos ao crédito.
Hoje em dia a facilidade com que se pede um crédito para comprar um telemóvel ou para pagar uns sofás lá para casa arrepia-me.
As famílias portuguesas vivem num limbo sempre com o dinheiro "emprestado" por uma qualquer instituição bancária, não sabendo que para isso estão a pagar um determinado juro e a hipotecar o mês seguinte, e o outro, e o outro.
Lidando muito próximo com esta realidade desde que começei a trabalhar numa instituição bancária, vejo-me hoje com olhos ainda mais criticos o que sempre achei: 95% das pessoas não conseguem gerir as suas próprias economias. Sei que não sou um exemplo para ninguém mas acho que invès de se pagar com o visa aquele relógio que tanto queriamos, ficando a pagar em 2meses + juros (normalmente bastante elevados 20% ou coisa do género), podia perfeitamente juntar-se algumas economias que ficariam a render num depósito a prazo e pagar o tão desejado relógio mais tarde. Qual é a diferença?.. se calhar, na versão VISA ficamos a pagar em 2 meses ou mais, com juros altissimos, na versão POUPANÇA forçada temos o dinheiro a render no banco e se calhar na altura da pagar vamos se calhar dar mais valor ao dinheiro e perceber que a poupança nos dias que correm é fundamental.
No meu trabalho de aconselhamento diário dou comigo numa cruzada que muito gosto me dá para tentar educar aqueles que tem qualidades noutras àreas e por vezes tem dificuldade em gerir as suas economias da melhor forma. Aconselho da melhor forma, muitas vezes em detrimento do meu sucesso profissional, na busca de uma relação de confiança no longo prazo, na esperança de conseguir mudar algumas mentalidades e fazer com isso o possível por deixar a minha marca neste nosso país.
É urgente poupar e criar riqueza!
Apesar de foleiro o post, achei que era importante partilhar estes pensamentos tão triviais do nosso quotidiano mas que por vezes determinam tanta coisa no nosso dia-a-dia.
3 Comments:
Fica desde já o conselho que penso ser de grande utilidade :) Estás mais magro pá!!!
1:18 AM
fodasse... daquelas vezes todas que te pedi dinheiro para mais um whisky quando já estava para lá de bagdad nunca me recusaste! nunca me falaste em poupar nessas alturas! até para droga já me deste dinheiro! isso são tudo tretas! a não ser que para os estranhos sejas mais amigo da poupança!
10:26 PM
Vanshico,
Não o desencaminhes! Ele paga-te muito whisky a ti, tal como já pagou muito a mim e, quanto a isso não vejo mal nenhum! Continua Francis que estás bem! Mas poupar é importante e devia o fazer mais vezes!!!
Agora, como eu vejo, não se trata de comprar menos whisky. Trata-se de comprar o mesmo whisky mas: no sitio certo, de uma marca adequada às nossas carteiras e à nossa capacidade de saborear e aproveitar.
Não nos divertimos já nós tanto apenas com uma ou duas (ou três) garrafas de VAT 69? (Como é que era possível?!?!?!)
Lembram-se daquele dia em casa do Francis só com:
- 3D’s
- um, dois, (ou três…) sixpacks de super bock
- Um DVD da Billabong big wave riders?
Poupar não é conter cegamente a despesa… é optimiza-la!
abcs
2:45 PM
Post a Comment
<< Home