O blog que promete debates sérios e interessantes! Um blog que quer colocar questões que levantem mais questões! Promete... mas da certa que deve ficar pelos posts fáceis de gajas nuas!

Thursday, May 04, 2006

Uma farpada no post anterior

Sendo que se quer alguma discórdia... deixo aqui a minha opinião sobre o post anterior.

Primeiro, apesar da forma lírica como o Vanshico fala da síndrome de Peter Pan, dando ao post uma entoação de quase tributo aos “peter pans” da sociedade, a realidade é um pouco diferente. As alegadas características associadas à síndrome incluem irresponsabilidade, imaturidade e narcisismo! O “peter pan” é uma pessoa que se considera acima das regras da sociedade e para além das normas e costumes já estabelecidos. Alguém que vive na ilusão de superioridade. Ou seja, não é tanto o eterno e jovial rebelde como se tenta fazer passar a imagem no post anterior mas mais o imaturo narcisista com uma confiança baseada no medo de assumir as suas responsabilidades.

Entretanto considero patética qualquer tentativa que alegar que “o resto” não passa de ovelhinhas num rebanho. Será que por eu por nunca ter chumbado um ano na faculdade sou mais uma ovelha? Será que por ter um emprego que exige uma forte responsabilidade de mim a minha vida é um tédio? Será que por ter tido um percurso académico saudável e uma carreira profissional digna desse nome sigo de alguma forma, os desígnios de uma sociedade falhada?


E no meio de tudo isto, o que considero mais paradoxal, são aquelas pessoas que insistem em ser alegadamente “diferentes”, que argumentam seguir um percurso “alternativo” mas que no fundo, ao faze-lo, procuram apenas a aceitação social por parte dos seus semelhantes!


Quem me conhece sabe que nunca me preocupei excessivamente com roupa ou com a minha aparência. Que de fashion não tenho nada, ainda usando roupa que recebi no natal de 2001 e que preferindo rapar o meu próprio cabelo em casa em frente ao espelho!

Quanto a ti… aqui vai uma citação de um post deste blog de tua autoria: “Nesse ano, no primeiro dia ainda esquiei com as minhas calças, mas rapidamente me “vendi” e se sempre fui o mais radical do grupo a vestir-me... bolas não ia ficar atrás agora!”

Quem é a ovelhinha?

2 Comments:

Blogger São tantas... said...

E quem fala assim não é gago! A verdade é que penso exactamente como tu e as minhas questões são semelhantes. Serão estas pessoas, desprovidas de responsabilidade, capazes de saber distiguir a linha que separa a tentativa do não compromisso com o egoismo e sofrimento que isto provoca nos outros? Será que não percebem que no fundo o que são , não é uma ovelha fora do rebanho mas exactamente o oposto? Que se conformaram com a vida mais fácil, que deixaram de lutar, que no fundo não são mais que uns vencidos da vida! E a longo prazo como é? Quando não puderem depender de mais ninguem se não eles próprios? Será que aí vão sentir o peso de terem vivido uma vida de que em nada os engradeceu? Vanshico: gosto muito de ti, e quando escrevi este post, nunca foi a pensar no teu caso especifico, porque se for a pensar nisso, até me irrita saber que tu estás a negligenciar capacidades que não estão disponiveis a todos!

12:50 PM

 
Blogger Virgin Mary said...

Bom post. *

2:36 PM

 

Post a Comment

<< Home