O blog que promete debates sérios e interessantes! Um blog que quer colocar questões que levantem mais questões! Promete... mas da certa que deve ficar pelos posts fáceis de gajas nuas!

Thursday, June 28, 2007

Poder da mente

Sempre acreditei e sonhei sobre muitas coisas que queria concretizar na minha vida. Fui formando uma teoria sobre o poder da nossa vontade, sobre a concretização dos nossos sonhos. Hoje em dia tenho uma certeza, constátada na frase: querer é poder. Como é que isto se processa na prática. Os mais cépticos nesta fase já estarão a torcer o nariz e a pensar que "lá vem o gajo outra vez com as teorias transcendentais. Uma coisa é certa, quando temos muita vontade de concretizar algum objectivo, mobilizamos todas as nossas energias em torno desse alvo. Pensamos, planeamos, criamos cenários. Tudo isso nos ajuda a ter êxito na nossa vontade. Agora realmente isto por si só não adianta muito, aquilo que queria partilhar e que pode acrescentar algo a quem pretende concretizar objectivos na sua vida é uma coisa muito simples e que ao mesmo tempo faz toda a diferença: projectar cenários mentalmente de situações. Como é que podemos fazer isto? eu dou um exemplo. Imaginemos que temos uma prova na faculdade. Lógico que o estudo é a parte essêncial. Mas existe algo que pode fazer a diferença, que é o seguinte. Antes de realização desta prova se, de olhos fechados e em silêncio imaginarmos, ou projectarmos o futuro que queremos que aconteça. Claro que temos de fazer isto com o máximo cuidado com o pormenor. Primeiro criamos um cenário real de todo o evento de realização, entrada na sala, o primeiro olhar ao exame, imaginar a sensação de confiança perante um exame que consideramos fácil, a execução concreta do exame e a satisfação pelo desfecho final do exame até à entrega no final do tempo ao professor com um sorriso no rosto. Factor essencial nesta projecção é a atenção ao pormenor e o nosso potencial de imaginação. Se ele fôr grande, vai aumentar a probabilidade de exito neste exemplo especifico e que fuciona para qualquer outro cenário que se queiramos concretizar na vida.
Uma vez vi um programa na tv que veio consolidar esta minha teoria. Era um programa sobre aquelas ginastas russa das barras que dão 300 voltas e saltos com uma perfeição milimétrica e terminam sempre com corpo a descrever umas espirais vertiginosas em direcção ao solo. Do seu treino diário fazia sempre parte um módulo de meditação. Módulo esse que se compunha exactamente por uma mentalização de cenários concretos dos movimentos que pretendiam executar, antes mesmo de iniciarem o seu exercicio. Nesse programa, tinha tempo para se ouvir o parecer de um médico neurologista que explicava que quando fazemos meditação, ajudamos o nosso corpo a compreender o que deve efectuar, em movimentos já préviamente realizados e cujo exito fica desta forma mais próximo.
De uma forma científica ou não, transcendental ou não, quis partilhar este meu pequeno truque para ter exito em bastantes obstáculos que ultrapassei na minha vida, com maior ou menor importância.

4 Comments:

Blogger Benny said...

Puto,

Sexta passada fartei-me de imaginar que ia ganhar o Euromilhões… o que estou a fazer de errado?

Estou a brincar, concordo em que a auto-confiança e a concentração são essenciais para um bom desempenho, quer seja académico, quer seja desportivo. A entoação espiritual que dás ao processo é que já vejo como menos necessário. Mas cada um de nós tem o seu jeito pessoal para conseguir essa mesma confiança e concentração…

9:45 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Afinal es um ginasta russo ou nao????
Eu nao concordo muito com essa teoria, acho melhor trabalhar duro que é a melhor maneira de conseguer as coisas o resto... sorte

10:56 PM

 
Blogger Francis said...

Espanholito!
isto só serve para momentos concretos. Uma entrevista de trabalho, um exame na faculdade, um salto na trampolim... Algo num espaço definido de tempo, onde vais ser posto à prova!

Beni,
Quanto ao Euromilhões, só faltou jogares (porque eu sei que não jogas!).
E não referi nada de espiritual no meu post ok! ;)

11:50 PM

 
Anonymous Anonymous said...

eu prefiro acreditar nas minhas posibilidades. E tens razao, o Beni nunca ganhará euromilhoes... ainda nem sabe como é que as apostas sao.....

11:04 PM

 

Post a Comment

<< Home