O blog que promete debates sérios e interessantes! Um blog que quer colocar questões que levantem mais questões! Promete... mas da certa que deve ficar pelos posts fáceis de gajas nuas!

Sunday, January 27, 2008

O segredo

Sou um acérrimo crítico do livro/filme “O segredo”. Não li o livro nem vi o filme, admito, e baseio exclusivamente a minha opinião no que alguns amigos me contam.

Não ponho de parte uma surpresa, mas o “O segredo” parece-me um simples livro de auto ajuda. Considero largamente nociva a ideia de que o nosso sucesso depende de ondas cósmicas. Claro que é confortável acreditar que os problemas do passado se ficaram a dever a falta de vibrações da nossa parte. Seria bom saber que, agora que percebemos que existem ondas sónicas, tudo será melhor. Seria bom mas não é!

A autoconfiança é importante. Mas é igualmente importante o trabalho e o esforço. É talvez mais importante sabermos admitir que erramos e tentar perceber porque.

Repudio a ideia de viver cada dia como se fosse o último. Andar ao sabor da corrente. Prefiro remar. Prefiro remar na direcção que considero a melhor.

Olho para trás e não culpo raios inter planetários. Culpo-me a mim. Por exemplo, vivo na certeza que se este ano não conseguir cumprir o objectivo no trabalho, a culpa é minha. Deveria ter trabalhado mais. Deveria ter-me esforçado mais. No trabalho e em tudo. Na vida amorosa por exemplo, sinto que se as minhas relações falharam, foi porque eu não me esforcei o devido! Gosto de pensar que dependo apenas de mim... e não de uma lei da atracção galáctica!

“Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better."
Samuel Beckett

32 Comments:

Blogger Andreia said...

This comment has been removed by the author.

11:28 PM

 
Blogger Andreia said...

Mts parabéns caríssimo!! Afinal os sábados à noite, fazem-te bem, hihihi!
Agora a sério, subscrevo os teus pensamentos! Se não lutar-mos,se não nos esforçar-mos por alcançar todos os nossos anseios, não há "onda nenhuma que consigamos apanhar"... Mas, concordo menos com o "repudio a ideia de viver cada dia como se fosse o último". Na minha midesta opinião,isso não é ires com a corrente, chama-se mais viver intensamente! Porque a felicidade é feita dos pequenos momentos, sem esperar sempre pelo momento mais correcto para fazer isto ou aquilo, ou o melhor cenário, ou o melhor dia! Tds os dias são bons dias! Só é preciso, bom senso, coragem, e força de vontade!
E fazer, o que nos apetece sempre ou quase sempre, claro que sem perder a noção de que tudo o que dizemos, pensamos ou fazemos tem consequências. Mas, desde que isso esteja sempre presente, "just do it", e que venha o que vier! Errar é humano, não é verdade?!

Ok, e já chega porque já estou a divagar!

Mas, em resumo, o essencial, é sabermos que quase tudo na vida só depende de nós, da nossa vontade, do nosso esforço, e de mais, nd nem d mais ninguém!

Desejos de uma excelente semana para todos!

Bjinhos

11:32 PM

 
Blogger Francis said...

Benny
Eu não queria transpor para o blog a nossa pequena discussão neste tema. Obviamente estás em desvantagem neste tema porque como tu próprio disseste não leste ou viste nada relacionado com o tema de "O Segredo". Estás a partir de uma acção comum a muita gente que é ter ideias pré-definidas em relação a vários assuntos. Isso bloqueia o nosso entendimento das coisas, não nos permite evoluir sabes? ...

Mesmo assim devo-te dizer que apesar de não me rever a 100% com o Segredo, julgo que toda a gente deveria ver pois em nada se relaciona com misticismos ou religião e apenas tenta aclarar algo que é inacto a todos e é a ideia que tudo parte da nossa vontade. E eu acho que isso é uma ideia muito nobre. O resto fica para depois de verem o documentário .. até lá não teço mais comentários ...

12:21 AM

 
Blogger Cadbury said...

Primex:

COMO É QUE É POSSÌVEL????????

Eu que sempre te considerei uma pessoa apta do mais alto grau de inteligência.
Se nunca leste o livro, nem viste o filme, como podes falar de uma coisa que não entendes, não viste, não leste????
O que as pessoas te contam, muitas das vezes remete-se apenas a uma interpretação PESSOAL dalgumas partes do livro/filme que para elas são importantes. Não significando com isto que te é transmitido a verdadeira essência da informação.
Que pragmático tu és, isso toda a gente já sabe. Agora andares por ai a dizer blá blá blá de coisas que não sabes/não leste, isso não. Seja deste ou de outro livro/filme/documentário/jornal ou qualquer outro meio de informação.

Já agora gostaria de saber outra coisa. Escreves-te um post aqui à tempos acerca de um assunto delicado: o amor. Tive o maior dos cuidados em comentá-lo mas o certo é que passado 20 minutos desse meu comentário, o post desapareceu. O que é que se passou???

12:01 PM

 
Blogger Francis said...

Ui Ui ...

4:30 PM

 
Blogger Benny said...

No que concerne ao “segredo”, alerto que deixei muito claro a minha fonte de informação: Vocês! A vossa opinião. Os vossos comentários! Como sabem já conversei convosco sobre este alegado documentário e foi, exclusivamente dessas conversas que formei a minha opinião. Mas ainda hoje liguei ao Francis a pedir o DVD e tenciono esta semana ver “O segredo”. Pode ser que mude de opinião...

Quanto ao post sobre o amor/casamento, efectivamente desapareceu sem deixar rasto. Posso garantir que não foi sujeito a qualquer moderação e acredito vivamente que na origem do desaparecimento se encontra um erro informático. Obviamente exógeno à vontade dos autores. Sublinho que já investiguei e encontrei um número razoáveis situações análogas em outros blogs.

9:31 PM

 
Blogger Cadbury said...

Exacto pois pois... "erro informático"... Eu tenho uma teoria, posso contar???

Sr Francis tem um post dedicado a si no nosso blog. Vá lá dar uma espreitadela.

12:00 PM

 
Blogger Francis said...

Muito orgulhoso estou de tal tributo. O grande movimento MBL iniciado aqui mesmo em Lisboa e que estou certo terá encontrado muitos seguidores pelo mundo fora.. as origens do movimento estão a perder-se.. temos de nos organizar! ;)

1:04 PM

 
Blogger João França said...

Muito bem! E o que eu gostei mais foi mesmo de comentares sem leres/veres o livro/filme. A noção de que as pessoas têm de que é preciso experimentar tudo para dar uma opinião é muito errada. Ter que sofrer e ir ver o "Titanic" só para poder comentar sobre ele... agora já toda gente diz mal do filme, mas na altura ai de quem comentasse se não tivesse visto.
Se já existem resumos da teoria inventada no "segredo", porque é que é preciso ir assistir ao brainwashing(filme) para poder comentar?
O mais engraçado é que as pessoas mais depressa acreditam no que não tem explicação, do que o que tem. Por exemplo, até já uma miúda de 12 anos fez um "paper" em que prova que a técnica Reiki é mentira, mas mesmo assim as pessoa preferem acreditar nessas magias!

"The simplest answer is usually the correct answer." Occam's razor
Eu até percebo um pouco de informática ;) e sei que sistemas como este quando falham tenta recuperar através de backups só que nem sempre são os mais recentes e por isso ás vezes desaparecem coisas. isto já aconteceu com o blog da Carol, só no naquele caso em vez de desaparecer totalmente apenas passou para "não publicado". Mas é sempre mais romântico acreditar nas teorias da conspiração.

Mas nem tanto à terra nem tanto ao mar, brother nem tudo depende de ti. Em caso não tenha reparado vivemos numa sociedade. E existe sempre o factor sorte ;)

2:11 PM

 
Blogger Cadbury said...

Vê-se mesmo que são irmão XIIIIIIIIÇÇÇÇÇÇa!!!! ;)

1:30 AM

 
Blogger Benny said...

Ah pois é!!! Quem se mete comigo… mete-se com o meu mano mais velho!!!

Brother,

100% contigo!!! Em todos os aspectos. Até sorte! Se bem que considero que a “sorte” se faz… admito um determinado nível de aleatoriedade nas oportunidades que nos surgem ao longo da nossa vida.

E alerto, se alguém quiser questionar a opinião sobre o desaparecimento do post… é bom que seja no mínimo igualmente licenciado pelo IST em engenharia de informática!

11:10 AM

 
Blogger Cadbury said...

Olha fica tu a saber que não tirei nenhum curso desses cromos, mas tenho blog à 3 anos e nunca se passou nada disso comigo. É de facto preciso ter pontaria e logo num post que pelos vistos estava a criar tanta polémica!!! Mas vá... não vou colocar mais o dedo na ferida :)

Falando do outro assunto - sorte!!! Que vida mais cinzenta a vossa :) É preto ou então é branco! Agora, cinzento???? Não, cinzento é para quem goste de filmes do género do titanic... Isso é para os fraquinhos!!! fracalhotes!!! Cinzento!!! Essa agora...

3:25 AM

 
Blogger Cadbury said...

E para que fique claro, eu sou da família... mas sou assim afastada :)
Quase que... "prontos"... de modos que não conta, certo???

3:28 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Com ou sem segredo, seja Sempre Você...

Não espere um sorriso para ser gentil.
Não espere ser amado para amar.
Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está do seu lado.
Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante para você.
Não espere a queda para lembrar-se do conselho.
Não espere a enfermidade para reconhecer quão frágil é a vida.
Não espere ter dinheiro aos montes para então contribuir.
Não espere por pessoas perfeitas para então se apaixonar.
Não espere a mágoa para pedir perdão.
Não espere a separação para buscar a reconciliação.
Não espere elogios para acreditar em si mesmo.
Não espere a dor para acreditar em oração.
Não espere o dia de sua morte sem antes amar a vida!
Seja sempre você, autêntico e único!

12:37 PM

 
Blogger Francis said...

Ohlálá! ..

9:23 PM

 
Blogger Andreia said...

Isto tá a ficar bom...

2:02 AM

 
Anonymous Anonymous said...

nao estou a perceber nada..... temos passado por imensos assuntos neste post!!!!
PS: ainda nao tenho uma ideia clara sobre esta polêmica.... assim que nao vou opinar

8:50 AM

 
Blogger C.Valladares said...

Cunhadinho...

O livro "O segredo" é uma mega, power e giga byte seca!(aposto que já esta a rir!)Comprei apesar do teu irmão ter falado que aquilo não prestava mas mesmo assim li para confirmar se ele estava certo ou não.

Resumindo: Auto-ajuda total!

Não perca seu tempo...comprarei p vc um livro muito bom no Brasil chamado "Abusado", de Caco Barcelos. Este sim vale a pena.

ps: Amanhã vou para o Rio... fico te devendo "aquele doce" mas quando eu voltar falamos sobre isso!E as compras no Ikea tb!

Muitos beijinhos e um excelente carnaval! Eu vou para o melhor carnaval do mundoooooooooo!

:)

12:46 PM

 
Blogger C.Valladares said...

Cunhadinho...

O livro "O segredo" é uma mega, power e giga byte seca!(aposto que já esta a rir!)Comprei apesar do teu irmão ter falado que aquilo não prestava mas mesmo assim li para confirmar se ele estava certo ou não.

Resumindo: Auto-ajuda total!

Não perca seu tempo...comprarei p vc um livro muito bom no Brasil chamado "Abusado", de Caco Barcelos. Este sim vale a pena.

ps: Amanhã vou para o Rio... fico te devendo "aquele doce" mas quando eu voltar falamos sobre isso!E as compras no Ikea tb!

Muitos beijinhos e um excelente carnaval! Eu vou para o melhor carnaval do mundoooooooooo!

:)

12:52 PM

 
Blogger Cadbury said...

"Com ou sem segredo, seja Sempre Você..."
Gostaria que o anónimo desenvolve-se este seu raciocínio, por palavras suas. O que é que lhe vai verdadeiramente na alma?

2:46 PM

 
Blogger Francis said...

Depois de todo este corrupio de opinião queria apenas esclarecer o seguinte. Numa altura em que vivemos tempos um pouco contorbados não só a nível sociais, com os conflitos ligados ao terrorismo à volta do mundo, ainda a nível económico particularmente em Portugal, onde estamos neste momento em risco de ser afectados por uma crise financeira por muitos designada de "subprime". Quando se dá cada vez menos importância à pessoa humana derivado do facto de cada vez termos menos tempo para socialibizar, com empregos mais exigentes a niveis de tempo e entrega, crianças que crescem "sozinhas" entregues à tv. Não será que um tema destes que se foca na pessoa humana e explica alguns conceitos "perdidos" ou que nós esquecemos e nos permite perceber uma outra forma de encarar a vida é mais importante de vários outros temas. Porque é tão criticável esse tema?

Confesso que não li o livro e apenas vi o documentário que deverá ser um pouco mais leve de assistir. Ao contrário de outros temas que já folheei de auto-ajuda este não me pareceu minimamente (sim porque julgo importante saber do que se está a falar numa discussão). Pode admito ser uma muleta para quem estiver mais fragilizado num determinado momento da sua vida. No meu caso particular então, apenas me serviu para confirmar algumas "crenças" que já tinha incorporado e que fazem parte da minha vida. E por isso sou uma pessoa menor? ... julgo que não. Sou até bastante feliz.

12:41 PM

 
Blogger Cadbury said...

Nem mais Francis, apoio e subscrevo na íntegra o teu comentário. Mais alguma dúvida?

1:35 PM

 
Blogger Benny said...

Puto,


Pessoa menor certamente não és! E eu? Serei pessoa menor por me preocupar com os meus amigos?

E sim, tenho uma dúvida. Porque é que falas na necessidade de se focar nas pessoas quando o livro/dvd que defendes é brutalmente materialista?

Aliás, se a memória não me falha, a lei da atracção como está exposta no livro, já existe. A psicologia há muito que se refere a uma lei da atracção para explicar porque é que certas pessoas têm tendência para se dar melhor que outras. O livro apenas plagia esta teoria, aplicando-a a bens materiais!

abc

7:59 PM

 
Blogger Cadbury said...

Já leste o livro Bernardo???

2:00 AM

 
Blogger Cadbury said...

This comment has been removed by the author.

2:00 AM

 
Blogger Andreia said...

Meus caros, eu tal como o Francis só vi o dvd! E sinceramente isto é como os placebos, não faz mal a ninguém mas também não faz bem, no entanto, sossega o espirito de alguns! Por isso, ninguém é melhor ou pior por ler ou acreditar no segredo. Aliás, o que interessa é ser-mos felizes, se é mais branco ou mais azul, whatever!
Mas, se querem ler um livro que fala da lei da atracção mas em versão romance, ou seja, não tanto pseudo documentário como o segredo, aconselho-vos a ler o "Princípio da Atracção"! Não me lembro agora da autora e não me apetece deslocar-me até ao escritório... Mas, se houverem interessados eu empresto, ou informo!
Bom resto de fim de semana, e muito bom Carnaval!

Bjinhos

PS. Benny, by the way, se sempre quiseres ir em frente com a ideia de te mascarares como eu sugeri, posso procurar umas azinhas e umas antenas no chinês, eheheh!

4:53 PM

 
Blogger Francis said...

Benny

Quando te referes a brutalmente materialista gostava de saber onde foste tirar essa ideia.. isto visto não teres visto ou lido nada relacionado com este tema. Proponho mais uma vez que vejas o documentário, a sério!

Depois podes então tirar as tuas próprias elações.

10:15 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Confesso que não sou muito fã nem do Segredo, nem deste tipo de teorias, mas neste caso, acho sinceramente que há aqui uma falha em perceber o que esse livro nos quer transmitir. Se acreditamos ou queremos aplicar as ideias do Segredo na nossa vida, isso cada um é que sabe, mas para que essa escolha seja feita em consciência, há que conhecer o seu conteúdo...O segredo em nenhuma das suas partes diz, que "o nosso futuro depende de ondas cósmicas", muito pelo contrário, defende sim que só nós temos o poder de fazer do nosso destino o que quisermos,e que isso passa por uma ATITUDE POSITIVA, por uma necessidade em pensar em coisas boas e lutar por elas, atraindo assim o sucesso, em vez de nos conformarmos com a desgraça. Acho sim, que esta ideia não é nenhuma novidade para todos nós, mas não vejo um grande pecado em publicitá-la...Claro que esta teoria não é para aplicar a nivel material, não é suposto sentarmo-nos no sofá a pensar " eu quero um ferrari, eu quero um ferrari", mas podemos sim definir os nossos objectivos e focarmo-nos neles com vontade de os alcançar, torna-te mais forte e confiante...mal não faz...define uma atitude na vida que talvez ajude!!
E assim me estreio neste blog=)

beijinhos

11:53 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Era eu neste último post, maria paixão...ups esqueci-me=)...

Beijinhos a todos!!

12:02 AM

 
Blogger vanshico said...

Apesar de andar um pouco afastado do blog não podeia deixar de comentar este post já que fui eu que suscitei a polémica do segredo ao ver o filme e ter emprestado a um dos meus colegas de blogue, não o que escreveu o post como é obvio.

O meu comentário não vai criticar nem refutar os argumentos e opiniões que expões no post, quanto a isso só te quero felicitar e agradecer por manteres vivo este blogue que resovemos criar juntos e que tem tido várias fases, e nesta, acredito que tens tido juntamente com o francis uma dedicação que eu não tenho tido mas que reconheço.

O motivo do meu comment é para expôr de uma forma muito simples e humilde a minha experiência em relação ao filme do segredo, admitindo que foi importante e que me tocou.
Se um filme inocente e sem segundas intenções pode "ajudar" algumas pessoas então acho que é bom que exista e que as pessoas o vejam.

3:26 PM

 
Blogger Benny said...

Meus amigos,

Confirmo o meu interesse em ver o DVD o mais cedo possível. Em conformidade, comecei desde já a transmitir energias positivas na esperança que amanhã o Vanshico me traga a casa o alegado documentário.

Deixo apenas uma pequena nota, em tom de desafio aos dois co-autores deste blog (ou quem quiser através de um comment). O Francis, segunda à noite numa amena tertúlia afirmou que o DVD/Livro ajuda a lutar por objectivos. Então porque não revelarem os vossos objectivos para 2008? Ou outros...

11:24 PM

 
Blogger Francis said...

Sabes que não tenho nada a esconder Benny por isso cá vai, por ordem de importância:

1) Passar bons momentos com a minha namorada, familia e amigos;
2) Terminar o meu curso que tanto esforço que me reclamado, e onde me encontro numa fase terminal;
3) Crescimento profissional (hierarquico - director de agência, naturalmente acompanhado do factor monetário);
4) Comprar uma moto BMW GS 1200 Adventure;
5) Realizar pelo menos uma viagem a outro continente e uma à neve (se tiver companhia);
6) Retormar a prática de desporto regular.
7) Conseguir alterar a mentalidade das pessoas que me rodeiam, principalmente dos meus amigos, para deixarem o natural péssimista lusitano e acreditarem mais em si mesmas, na mudança e no crescimento espiritual.

7:23 PM

 

Post a Comment

<< Home